Biblioteca Pública (extinta)
A biblioteca do Arquivo Distrital de Leiria integrou até 1997 a orgânica do Arquivo Distrital de Leiria. Fundada por Tito Larcher em 1916, foi criada pelo Decreto n.º 2550-J, de 3 de agosto de 1916, com a designação de Biblioteca Erudita e Arquivo Distrital de Leiria. Nos anos 60, mais propriamente em 1965, o Decreto-Lei n.º 46350, de 22 de maio, altera-lhe a designação para Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Leiria e foi extinta em 1997 com o Decreto-Lei n.º 60/97, de 20 de março.
O Arquivo Distrital de Leiria foi o herdeiro natural da valiosa coleção que é constituída pela biblioteca pessoal de Tito de Sousa Larcher que doou cerca de 2.200 títulos, a bibliotecas dos extintos Paço Episcopal, Seminário Diocesano e Casa Congreganista da Portela. Destacamos pela sua raridade a coleção de Livro Antigo (publicações anteriores a 1901), cujo acesso é possível, a título excepcional e a pedido do utilizador, através de catálogo manual (por fichas) ordenados por títulos e autores.
De referir ainda, que muitas das publicações de especial interesse para a história local, foram informatizadas de forma a estarem acessíveis ao utilizador tornando possível a consulta na Sala de Leitura.