Saltar os Menus

Notícias

10 de Julho de 2023

Faleceu o historiador José Mattoso | nasceu em Leiria a 22-01-1933

José Mattoso, nasceu em Leiria no dia 22 de janeiro de 1933, filho do professor do ensino liceal António Gonçalves Mattoso, sobrinho-neto de D. José Alves Mattoso, Bispo da Guarda, e sobrinho do pintor Lino AntónioApós frequentar o Liceu Nacional de Leiria, José Mattoso ingressou na vida religiosa foi monge da Ordem de São Bento. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade Católica de Lovaina e doutorou-se em História Medieval, pela mesma universidade. Em 1970 retornou à vida laica iniciando uma prestigiosa carreira académica.
Reconhecido como um dos maiores medievalistas portugueses  e assinou mais de 30 obras, em particular sobre a a Idade Média portuguesa, foi distinguido com o Prémio Pessoa, em 1987 o Prémio Böhus-Szögyény de Genealogia, em 1991, e o Troféu Latino, em 2007. Em 1992, o Estado português condecorou-o com o grau de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada.
O historiador teve, igualmente, um papel fundamental na modernização dos arquivos nacionais e municipais, assumiu  a presidência do Instituto Português de Arquivos, criado em 1988, dedicado à criação de um sistema nacional de arquivos e à coordenação e execução de uma política arquivística integrada. Esteve depois, entre 1996 e 1998, à frente da Torre do Tombo, colocando Portugal “em contacto com o Conselho Internacional de Arquivos”.
 José Mattoso foi um dos maiores nomes da historiografia e uma referência maior da cultura portuguesa.
Esta notícia foi publicada em 10 de Julho de 2023 e foi arquivada em: Geral.