Saltar os Menus

Notícias

1 de Setembro de 2022

Ação de Sensibilização: “Salvaguarda dos Arquivos Associativos da Região” 30 de setembro, às 14h30 – Arquivo Distrital Leiria

A ação de sensibilização  “Salvaguarda dos Arquivos das Associações da Região de Leiria”,  realiza-se no dia 30/09/2022 (6ª feira), das 14h30 às 17h30, nas instalações do  Arquivo Distrital de Leiria.

Esta ação de sensibilização destina-se a dirigentes associativos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto da Região de Leiria, sendo o conteúdo do programa da responsabilidade da DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas/ DSAN- Direção de Serviços Arquivística e Normalização.

 Inscrições gratuitas, até ao dia 28/09/2022, através do link (formulário):

 https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=StzoXqyI9kapZ6FT8XckuIfOFWKZrfFPgOBqyBG1QwZUQ1RRRkE1WUlIVk1DRUlYVVNJMElPSlpFRC4u

 

 

Programa da ação de sensibilização | “Salvaguarda dos Arquivos Associativos da Região” 

 

  1. Projeto de salvaguarda dos arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto e definição colaborativa de uma estratégia para o setor.
  2. Definição das políticas e responsabilidades pela gestão dos arquivos das associações.
  3. Implementação de boas práticas na gestão dos arquivos associativos.
  4. Apoios externos para desenvolvimento dos arquivos e de projetos no âmbito da salvaguarda e valorização de património arquivístico associativo.
  5. Divulgação geral dos manuais coordenados pela DGLAB no âmbito da gestão e salvaguarda e valorização dos arquivos das associações: “Guia de Boas Práticas para os Arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto”. Módulo 1 – Gestão de documentos de uso corrente e Módulo 2 – Gestão de documentos de conservação permanente.

Objetivos: 

– Divulgar a proposta de estratégia elaborada pela DGLAB no âmbito do Projeto de salvaguarda dos arquivos das Associações de Cultura, Recreio e Desporto (ACRD);

– Sensibilizar para a implementação de boas práticas na área dos arquivos associativos, independentemente do suporte e da fase do ciclo de vida dos documentos (arquivos correntes, intermédios e históricos);

– Divulgar manuais técnicos, mecanismos e formas de apoio ao tratamento dos arquivos associativos.

 

Participação da equipa DGLAB/DSAN: Maria José Fidalgo e Pedro Penteado (poderão ser envolvidos outros oradores, convencionados com a organização e entidades colaboradoras)

Organização: CIMRL, Rede de Arquivos da Região de Leiria, DGLAB (DSAN e ADLRA)

Parceria: CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

 

Esta notícia foi publicada em 1 de Setembro de 2022 e foi arquivada em: Geral.