Saltar os Menus

Notícias

28 de Maio de 2018

Exposição “ReBelDes” conquista Prémio de Marketing Cultural

A exposição ReBelDes, organizada em parceria com o Museu de Leiria, conquistou no dia 25 de maio de 2018 o Prémio de Marketing Cultural, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.

O prémio foi anunciado no Museu Nacional dos Coches, numa gala em que foram atribuídos prémios em 25 categorias, em áreas como a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, a melhor exposição, mecenato e projeto museográfico.

Este ano a Associação recebeu 253 candidaturas de instituições de Portugal Continental e das Regiões Autónomas, bem como de projetos de expositivos portugueses no estrangeiro.

A APOM, fundada em 1965, incentiva o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, atribuindo prémios anualmente, desde 1997, a museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas no setor.

A exposição ReBelDes destaca a obra gráfica dos artistas leirienses Sérgio Luiz e Güy Manuel e pode ser visitada percorrendo – Roteiro dos Rebeldes – que inclui diversas ruas da cidade, o Museu de Leiria e o Arquivo Distrital de Leiria.

Esta iniciativa presta homenagem aos ilustradores Sérgio Luiz (1921-1943) e Güy Manuel (1923-1943), dois irmãos e artistas leirienses, precocemente desaparecidos, cuja obra se tem mantido, maioritariamente, no resguardo dos arquivos e memórias familiares.

A exposição é constituída por uma seleção dos seus trabalhos, alguns publicados em revistas juvenis de banda desenhada, mas muitos inéditos, sendo possível conhecer os desenhos, escritos e objetos originais que constituem o legado dos irmãos Fernandes.

Esta exposição “inundou” de cor a cidade e as suas ruas e praças, preenchidas pela imaginação vibrante de Sérgio e pelo desenho apurado de Güy. As aventuras dos irmãos Fernandes chegaram, assim, ao seu espaço natural – é a rebeldia da juventude que toma as ruas de Leiria.

Estará patente ao público nos referidos espaços e nas ruas da cidade entre abril de 2017 e abril de 2019

 

Esta notícia foi publicada em 28 de Maio de 2018 e foi arquivada em: Geral.