Saltar os Menus

Notícias

5 de Maio de 2017

Aparições de Fátima na imprensa local

 

Em 2017 celebra-se o Centenário das Aparições de Nª Sr.ª de Fátima, cujo ponto mais alto será no dia 13 de maio com a presença de Sua Santidade o Papa Francisco.

As primeiras aparições de Nª Sr.ª de Fátima aos pastorinhos tiveram lugar a 13 de maio de 1917 e repetiram-se nos meses seguintes, tendo a última acontecido a 13 de outubro desse ano, em que uma multidão assinalável assistiu ao “Milagre do sol”.

O Arquivo Distrital de Leiria é detentor de uma coleção de jornais da época, aos quais o utilizador pode aceder através do seguinte link, https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1071049 .

Salientamos que a primeira referência ao tema, surge no jornal “O Mensageiro” de 25 de julho de 1917, com a transcrição na íntegra de um texto do correspondente de O Século, intitulado “Uma aparição miraculosa?”. A segunda referência ao tema, surge com o mesmo título, em 22 de Agosto e a mesma edição publica o artigo, “Outra carta – Aos crentes e não crentes”, assinada pelo pároco de Fátima. (vd. imagem)

A forma como a imprensa local tratou o tema e as diferentes opiniões sobre o mesmo, podem assim ficar a ser conhecidas através da consulta online dos jornais.

 

 

Esta notícia foi publicada em 5 de Maio de 2017 e foi arquivada em: Geral.