Saltar os Menus

Notícias

24 de Janeiro de 2012

Homenagem ao Dr. Gentil Ferreira e Sousa, antigo diretor do Arquivo Distrital de Leiria

No dia 22 de janeiro faleceu o Dr. Gentil Ferreira e Sousa, que exerceu as funções de diretor do Arquivo Distrital de Leiria durante cerca de 25 anos (1969-1994).
Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, com os Cursos de Ciências Pedagógicas e de Bibliotecário Arquivista pela Universidade de Coimbra. Entre 1961 e 1969 foi professor de Psicologia Aplicada à Educação e de Organização Política e Administrativa da Nação, na Escola do Magistério de Leiria. Foi ainda director da Biblioteca Afonso Lopes Vieira.
Realizou vários trabalhos, nomeadamente, “O Tratado de Comércio de Bartolomeu de Sousa Mexia” (séc. XVIII); “Cartas e outros escritos dirigidos a Afonso Lopes Vieira”, 1.º volume; Catálogo dos pergaminhos do Arquivo Distrital de Leiria (sécs. XV-XVIII), transcrição e prólogo de “Soror Mariana”, peça em 3 actos, obra inédita de Afonso Lopes Vieira; prefaciou e traduziu “A Cartilha de Organizacion de Archivos” de A. Matilla Tascon. Colaborou em várias revistas e jornais desde os seus tempos de estudante, com artigos e poesias. A poesia sempre foi uma das suas áreas de eleição, tendo deixado para a posteridade muitos inéditos.

Esta notícia foi publicada em 24 de Janeiro de 2012 e foi arquivada em: Geral.