Saltar os Menus

Notícias

24 de Maio de 2017

Publicado o livro “Forais de Leiria” | de 1145 a 1510 | um contributo ímpar para a construção da história local e regional de Leiria

Decorreu no passado dia 21 de maio, no auditório do Arquivo Distrital de Leiria, a cerimónia de apresentação da edição monumental, em livro, dos Forais de Leiria, desde 1145 até ao foral Manuelino de 1510. A publicação resultou de um projeto desenvolvido em parceira entre a editora Textiverso, de Leiria,  o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT),  o Arquivo Distrital de Leiria (ADLRA), o Palácio Cadaval (Évora) e apoio e o patrocínio do Eng.º Ricardo Charters d’Azevedo.

A publicação foi coordenada pelo Professor Doutor Saul  Gomes, com a colaboração da Dra. Paula Cândido (Diretora do ADLRA) e do Dr. Mário Rui  Rodrigues, sendo constituída por 496 páginas, com a reprodução fac-similada dos forais originais e de outros documentos que se revelaram de importância capital para a cidade de Leiria.

Trata-se de uma obra da maior relevância para a história local e regional, podendo ser considerada um acontecimento histórico a nível do património bibliográfico da cidade de Leiria. A publicação encontra-se à venda nas livrarias locais pelo valor de €35,00.

 

Esta notícia foi publicada em 24 de Maio de 2017 e foi arquivada em: Geral.