Saltar os Menus

Notícias

30 de Setembro de 2014

Comemorações da Outorga dos Forais de Alcobaça por D. Manuel I // 1514-2014

Alcobaça_forais

O Município de Alcobaça, em parceria com a União das Juntas de Freguesia de Alcobaça e Vestiaria; Junta de Freguesia de Alfeizerão; Junta de Freguesia de Aljubarrota; Junta de Freguesia da Cela; União das Freguesias de Coz; Montes e Alpedriz; Junta de Freguesia da Maiorga; União das Freguesias de Pataias e Martingança; Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e Junta de Freguesia de Turquel comemoram, este ano e no próximo, os 500 anos dos Forais de Alcobaça, outorgados pelo rei D. Manuel I.
Os Forais Manuelinos afirmaram e reforçaram o exercício dos direitos autárquicos de Alcobaça, Alfeizerão, Aljubarrota, Alpedriz, Cela, Coz, Évora de Alcobaça, Maiorga, Paredes da Vitória, S. Martinho do Porto e Turquel. Todos os forais datam de 1 de outubro de 1514, exceto o de Alpedriz, que foi assinado no dia 20 de março de 1515. A Câmara Municipal de Alcobaça conseguiu recuperar, no passado, o Foral de Turquel e o Foral da Cela, tendo adquirido no corrente ano o Foral de Alpedriz. Os Forais Novos ou Manuelinos foram, pois, um dos acontecimentos mais importantes da história destas localidades do antigo termo do couto de Alcobaça, uma vez que constituíram uma verdadeira base jurídica legitimadora da ação de cada município, dando-lhe mais autonomia no domínio político e administrativo, acrescentando-lhe também a garantia do usufruto de direitos e de privilégios dos seus habitantes. As suas gentes ficavam, assim, mais protegidas pelo poder régio de eventuais abusos do senhorio abacial alcobacense. Os forais manuelinos regulamentavam, em geral, a vida económica das populações, fixando os impostos devidos e uniformizando os padrões dos pesos e medidas. Afirmavam, ainda, as liberdades, as isenções e os privilégios de foro social e jurídico dos vizinhos de cada concelho. No âmbito das comemorações que se iniciam ainda este mês, na Maiorga, haverá várias iniciativas promovidas pelo Município de Alcobaça, Juntas de Freguesia e escolas do concelho, que incluem uma dramatização alusiva à outorga dos forais por D. Manuel I, preparada pelos professores de História dos Agrupamentos de Cister, S. Martinho e Externato Cooperativo da Benedita. Serão ainda publicados, já a partir do dia 21 de agosto, no jornal Região de Cister, 11 fascículos dedicados aos 11 Forais de Alcobaça, pela seguinte ordem: 21 de agosto – Maiorga; 18 de setembro – Alcobaça; 25 de setembro – Alfeizerão; 16 de outubro – Aljubarrota; 23 de outubro – Cela; 27 de novembro – Évora de Alcobaça; 11 de dezembro – Paredes da Vitória; 22 de janeiro – S. Martinho do Porto; 19 de fevereiro – Turquel e 13 de março – Alpedriz. As comemorações terminarão a 20 de Março de 2015, em Alpedriz, com o lançamento de um livro alusivo a todos os forais manuelinos do concelho de Alcobaça.
Convidamo-lo a participar nas Comemorações!

PROGRAMA COMEMORATIVO
23 DE AGOSTO DE 2014
14:30 – Missa comemorativa
16:00 – Concerto com Sociedade Filarmónica Maiorguense
16:30 – Apresentação do primeiro número dos fascículos alusivos aos Forais Manuelinos do Concelho de Alcobaça
17:00 – Abertura de exposição de fotos “Maiorga – O Passado”

1 DE OUTUBRO DE 2014
Sessão Comemorativa com a presença de todas as Juntas de Freguesia do Concelho, no Mosteiro de Alcobaça
14:00 – Comunicação do prof. Dr. Saúl Gomes sobre os Forais Manuelinos
15:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de Alcobaça, pelo Agrup. de Cister;
16:00 – Mesa-redonda subordinada ao tema “Do forais ao poder local”, com a presença de:
Professor Doutor Saúl Gomes, Professor da Universidade de Coimbra
Professora Doutora Maria Calado, Vice-Presidente do Centro Nacional de Cultura
17:00 – Momento musical
17:30 – Ginja de honra

2 DE OUTUBRO DE 2014
18:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de Turquel, pelo Externato Cooperativo da Benedita (Local: Largo do Pelourinho, em Turquel)
18:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de S. Martinho, pelo Agrup. de S. Martinho (Local: S. Martinho do Porto)

3 DE OUTUBRO DE 2014
18:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de Coz, pelo Agrup. de Cister (Local: Largo do Pelourinho, em Coz)
18:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de Aljubarrota, pelo Externato Cooperativo da Benedita (Local: Largo do Pelourinho, em Aljubarrota)
18:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de Alfeizerão, pelo Agrup. de S. Martinho (Local: Largo de Alfeizerão)

6 DE OUTUBRO DE 2014
18:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral da Cela, pelo Agrup. de S. Martinho (Local: Largo da Cela)
18:00 -Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de Paredes, pelo Agrup. de Cister (Local: Pataias)
18:00 – Representação de uma peça teatral alusiva ao Foral de Évora de alcobaça, pelo Externato Cooperativo da Benedita (Local: Largo de Évora de Alcobaça)

20 DE MARÇO DE 2015
Lançamento da publicação Forais de Alcobaça (local: Alpedriz)

Esta notícia foi publicada em 30 de Setembro de 2014 e foi arquivada em: Geral.