Saltar os Menus

Notícias

5 de Junho de 2012

Sessões de Divulgação da MEF (Leiria, Porto e Évora) “No trilho da interoperabilidade semântica: desenvolvimento e utilização da Macroestrutura Funcional (MEF)”

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas irá realizar em Leiria, Porto e Évora, 3 sessões de divulgação da Macroestrutura Funcional (MEF), respetivamente, nos dias 18, 20 e 26 de Junho, entre as 14h e as 18h.
A Macroestrutura Funcional é um instrumento de apoio à elaboração de planos de classificação para organismos da Administração Pública que subscrevam valores de interoperabilidade. Desenvolvido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi publicamente disponibilizado, na sua versão 1, em Dezembro de 2011.

Apresenta-se como um esquema hierárquico desenvolvido a dois níveis que (atualmente) representa as funções da Administração Central do Estado e cuja sintaxe e significados orientam o utilizador para uma interpretação unívoca do que a Administração faz, independentemente da natureza de cada participação num qualquer processo de negócio, ou das motivações específicas de cada organismo interveniente numa qualquer transação.

As sessões, que têm conteúdos idênticos, têm em vista 3 objetivos:

• Divulgar o produto MEF v.1, explicar o modelo conceptual de suporte e suscitar o interesse da comunidade arquivística pela participação no desenvolvimento e aplicação da MEF;
• Dar conta dos trabalhos em curso, no sentido do alargamento do universo orgânico-funcional de incidência da MEF (envolvendo, nomeadamente, a Administração Local);
• Suscitar o debate sobre o interesse do projeto e as possibilidades de evolução do mesmo, no quadro do Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica.

A MEF v.1 poderá ser consultada na página de internet da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, seguindo esta ligação.
Os interessados deverão consultar e tomar contacto com a MEF antes da sessão. Os locais, dias e horas de cada uma das sessões de divulgação serão, especificamente, os seguintes:
Leiria, Arquivo Distrital de Leiria: 18 de Junho, das 14h às 18h
– Porto, Arquivo Distrital do Porto: 20 de Junho, das 14h às 18h
– Évora, Salão Nobre do INATEL (Palácio Barrocal): 18 de Junho, das 14h às 18h

Os interessados deverão preencher a seguinte Ficha de Inscrição

Esta notícia foi publicada em 5 de Junho de 2012 e foi arquivada em: Geral.

Os comentários foram desactivados para esta notícia.