Saltar os Menus

Notícias

19 de Outubro de 2016

SOS DIGITAL: a criação de uma rede de preservação comum de património digital – Sessão de trabalho, dia 17 de novembro às 14h.30

A DGLAB desenvolveu, na sequência do 1.º Seminário de Preservação Comum do Património Digital, o projeto Continuidade Digital – 2014 e 2015 –, cujo objetivo principal consistiu em averiguar da viabilidade de criação de uma rede sustentável de preservação comum de património digital (http://1seminariopreservacaopatrimoniodigital.dglab.gov.pt/projeto-continuidade-digital/).

A premência do crescimento exponencial de informação digital, bem como a exigência dos recursos materiais e dos conhecimentos especializados envolvidos na preservação digital, justificam a partilha de recursos e serviços através de uma rede, envolvendo como atores não apenas os arquivos, mas também outras comunidades de prática com responsabilidades na preservação do património digital, à escala nacional.

Concluído o projeto, pretende-se agora divulgar as respetivas conclusões.

 Programa:

1/ Apresentação do projeto Continuidade Digital

Elementos do grupo de trabalho do projeto

2/ Debate

Público-alvo: Profissionais de entidades produtoras e detentoras de património digital, interessados na sua preservação a longo prazo; Profissionais das áreas das Ciências e das Tecnologias da Informação; Alunos dos cursos das Ciências de Informação e Documentação.

 Objetivos: Divulgar as conclusões do trabalho efetuado no âmbito do projeto; Apresentar as principais linhas de desenvolvimento e as perspetivas futuras.

 Participação: Gratuita, mas sujeita a inscrição (enviar mensagem eletrónica para mail@adlra.dglab.gov.pt referindo: Nome; Entidade/Serviço, designação “SOS digital” em assunto, assim como “declaração de presença” caso necessária).

 Local de realização: Arquivo Distrital de Leiria

 Data e hora de realização: Dia 17 de novembro, às 14h30

Esta notícia foi publicada em 19 de Outubro de 2016 e foi arquivada em: Geral.